Mercado Futuros



     Mercado futuro é um mercado que funciona na Bolsa e onde são transacionados contratos de produtos agropecuários como o café, a soja e o boi gordo, com um preço determinado para uma data futura. No Brasil, os contratos futuros são negociados na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), localizada em São Paulo. No mercado futuro da BM&F são negociados contratos referentes a uma quantidade de produto agropecuário, de acordo com uma especificação de qualidade, classificação, não existindo necessariamente a intenção de comercializar produtos físicos diretamente na Bolsa. Isto é, mercado futuro em Bolsa é um mercado de contratos, de intenções, onde na realidade são negociados “preços” futuros de uma mercadoria.
     Deve-se destacar que, muitos daqueles que negociam em mercados futuros não estão preocupados em entregar ou receber uma mercadoria FÍSICA, mas estão preocupados em garantir um preço futuro para a sua mercadoria, em uma data pré-determinada. Desta forma, um número muito pequeno de contratos, em torno de 2% do total, é que no final de suas negociações darão origem a entregas e recebimentos físicos na Bolsa, em praças de entrega e armazéns credenciados pela BM&F, e previamente conhecidos pelas partes envolvidas.
      Por outro lado, a possibilidade de entrega e recebimento do produto agrícola, através de normas claras de classificação, em locais de formação de lotes conhecidos e de confiança do mercado, e a convergência de preços entre o mercado disponível e o futuro, na época de liquidação destes contratos, é que proporcionam a segurança necessária ao funcionamento e a liquidez dos mercados futuros.

    Para haver um completo entendimento de como ocorre um processo de garantia de preços, sem necessariamente ocorrer a entrega FÍSICA da mercadoria em Bolsa, é necessário entender o funcionamento das operações em Mercados Futuros, que será o tema tratado a seguir.


        O que é a BM&F?
    O mercado futuro de commodities agropecuárias no Brasil começou com a fundação da Bolsa de Mercadorias de São Paulo em 1917, que foi a responsável por iniciar as operações do mercado futuro de algodão. Em 1991, houve a fusão da Bolsa de Mercadorias de São Paulo com a Bolsa Mercantil e de Futuros dando origem à Bolsa de Mercadorias e Futuros ou BM&F como é usualmente reconhecida.

      A BM&F é uma entidade privada sem fins lucrativos, formada de associados, pessoas físicas e jurídicas, como corretoras, membros de compensação e operadores especiais, dirigida por um Conselho de Administração eleito, e que tem como função primordial oferecer condições de funcionamento livre e aberto de mercados disponíveis e de liquidação futura, como os de commodities agropecuárias. Na BM&F também existem outros mercados futuros, como o mercado de ouro, de dólar, de índices de ações, que apresentam um expressivo volume de negócios.