segunda-feira, 21 de março de 2011

Relatório projeta redução do crescimento do Brasil

O relatório FOCUS do Banco Central, mais uma vez, apontou uma queda na projeção de crescimento da economia do Brasil. O referido relatório é um informe que relata, com base em consulta a aproximadamente 100 instituições financeiras, as projeções e expectativas do mercado.
A projeção de queda divulgada hoje foi a quarta consecutiva em 2011. Na projeção passada do relatório do BACEN, os economistas projetavam uma economia com crescimento de 4,10% neste ano, aquém da projeção do relatório passado, que estava em 4,50%. A queda na expectativa de crescimento da economia brasileira se dá devido às incertezas a respeito do combate aos níveis de inflação do país, que segundo especialistas, acabará reduzindo o ritmo de avanço da economia. Também foi reduzida a projeção para o crescimento do PIB nacional de 4,45% para 4,40% em 2011.
O aumento da inflação também é apontado no relatório como uma tendência existente na economia este ano, os especialistas do assunto afirma que esperam um crescimento do principal índice de inflação utilizado pelo Governo Federal, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 5,88% no acumulado anual. Além deste, outros índices de preços acompanharam as expectativas da tendência de aumento, como é o caso do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), que já acumula alta de 6,93% no ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário