segunda-feira, 27 de junho de 2011

Como estão os mercados internacionais

Mercados Hoje

Mercados na Europa e futuros norte-americanos sinalizando recuperação, após operarem em queda no início das negociações. Assim, o composto europeu operava em leve alta, inferior a 0,1%, e os futuros do S&P avançavam 0,2%.

Investidores bastante receosos com o desenrolar da crise de déficit grega, hoje está programado para começar um debate de três dias no parlamento grego, sobre a aprovação de um pacote de austeridade fiscal de 78 bilhões de euros, que é necessário para a liberação da próxima etapa de ajuda internacional ao país, a votação final está programada para ocorrer no dia 29 quarta-feira. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse que os bancos do país já caminham para um acordo de rolar 70% das suas posições em dívida grega até 2014, sinalizando que as instituições financeiras europeias participarão do socorro ao país. 


As commodities como petróleo e cobre continuam recuando, o petróleo ainda sofre influencia negativa sobre as declarações da Agência Internacional de Energia (AIE), da semana passada de que irá liberar 60 milhões de barris de petróleo da reserva de emergência, a fim de repor parte da oferta deixada pela Líbia, e o cobre assim como demais commodities metálicas, recuam com receio sobre a desaceleração econômica nos EUA, com investidores atentos à agenda norte-americana hoje e ao longo dessa semana.
Fechamento Ásia

Mercados asiáticos encerraram a sessão em queda. Algumas bolsas subiram, como a chinesa, que subiu pelo quinto dia consecutivo, após melhoras das expectativas sobre aperto monetário no país. As maiores corretoras locais passaram a indicar compra de ações, pois projetam alta dos índices locais. Já o composto encerrou o dia em queda de 1,01%, refletindo expectativas negativas sobre a Grécia, e a espera dos dados dessa semana nos EUA. O premiê da China, Wen Jiabao, disse que o país continuará investindo no mercado de dívida soberana da Europa, dando um voto de confiança ao continente, e que não estão cortando as posições compradas em euro.

Destaques Agenda

Começo de semana com agenda norte-americana bastante relevante, às 09h30 será divulgado a renda pessoal de maio, com esperado de alta em 0,4%. No mesmo horário conheceremos os gastos pessoais do mês passado, com esperado de alta em 0,1%. E mais tarde às 11h30 será divulgado o índice de atividade do Fed de Dallas de junho, com esperado em -3,1. Amanhã os destaques ficam para o índice S&P/CaseShiller, dos preços de casas de abril, confiança do consumidor de junho e o índice industrial do Fed de Richmond. Na quarta-feira os destaques ficam para as solicitações de empréstimos hipotecários e vendas de casas pendentes de maio. Já na quinta-feira os destaques ficam com os novos pedidos de seguro desemprego da semana passada, seguro desemprego e o índice dos gerentes de compras de Chicago. E para fechar a semana na sexta-feira, será divulgado o número final da confiança do consumidor medida pela Universidade de Michigan, gastos com construção de maio e ISM industrial de junho. 
  
Início de semana com agenda local bastante relevante, às 08h foi divulgado a confiança do consumidor de junho medida pela FGV, que ficou em 118,0 acima dos 115,4 registrados em maio. Também já foi divulgado o IPC-S até o dia 22 de junho, que ficou em -0,15% contra esperado de -0,12%. O custos com construção de junho ficaram em alta de 1,43% contra esperado de alta em 1,52%. Também já foi divulgado o tradicional boletim Focus, com os detalhes no quadro ao lado. Às 10h30 serão divulgados os dados da conta corrente de maio, com esperado em -US$3,7 bilhões, e o saldo de investimentos estrangeiro de maio com esperado em US$ 3 bilhões. Amanhã os destaques ficam para o IPC da FIPE, e o total de empréstimos em aberto de maio. Na quarta-feira será divulgado o IGP-M de Junho e o relatório trimestral sobre a inflação do Banco Central. Já na quinta-feira conheceremos o coeficiente da dívida/PIB de maio, e para fechar a semana na sexta-feira, o destaque fica para a produção industrial do mês passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário