quarta-feira, 6 de julho de 2011

Mercados Hoje

Após um dia de indecisão nos principais mercados mundiais, hoje o sentimento é mais negativo com as recentes notícias divulgadas na Europa e na Ásia. Ontem após o fechamento europeu a agência de classificação de risco Moody’s rebaixou o rating de Portugal em quatro níveis para Ba2 de Baa1, colocando ainda em perspectiva negativa e citando que os títulos portugueses estão classificados como “Junk Bonds”. Assim os temores de contaminação da crise de déficit européia parecem não ter sido em vão, e os investidores já entendem que o próximo país com potencial rebaixamento para “Junk” seria a Irlanda.

Na China após o fechamento do mercado, o Banco do Povo da China (PBOC, banco central do país) informou que elevou pela terceira vez esse ano, a taxa de juros para depósitos e empréstimos em 0,25%, sendo essa a mais nova medida do governo para conter a escalada da inflação local, especulações no mercado remetiam a que essa elevação ocorreria no final de semana. Com isso os futuros do S&P recuavam 0,4% e o composto europeu caía 0,3%, com investidores aguardando também a divulgação da agenda norte-americana, que tem como destaque dados sobre emprego e ISM de serviços.

No campo das divulgações econômicas na Alemanha foi divulgado os pedidos de fábricas de maio, que na comparação mensal mostrou alta de 1,8% acima dos -0,5% esperados pelo mercado, assim na comparação anual o índice mostrou avanço de 12,2% também acima dos 9,5%. Na Espanha foi divulgada a produção industrial, que recuou pelo terceiro mês consecutivo, em maio o índice caiu 0,4% em comparação com maio do ano passado, enquanto o mercado esperava estabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário