terça-feira, 30 de agosto de 2011

Financiamento - CUIDADOS A SE TOMAR ANTES DE SE ENDIVIDAR

           Antes de contrair uma dúvida é importante que se conheça alguns detalhes, como por exemplo, se ela é realmente necessária, se ela não ultrapassa 30% da renda total da família, se o negócio foi feito legalmente, ou seja, sem possibilidades de ocorrem fraudes, se foi tudo formalmente registrado, se há possibilidades de renegociação futura, quais os custos estão envolvidos na operação, se há alternativas para aquela situação, etc.

Uma dívida pode crescer muito mais rápido do que um patrimônio financeiro. Os juros cobrados para se emprestar dinheiro, ou bens, são gigantescamente superiores aos juros pagos por instituições financeiras aos investimentos pessoais de cada um. Ou seja, se uma pessoa aplicar o mesmo valor de uma dívida no mercado financeiro pra receber os juros, ainda assim estes seriam menores do que o que deve ser pago na dívida.

É de suma importância que uma pessoa tenha o cuidado de se organizar antes de adquirir uma dívida e saber se será possível pagar o compromisso em dia, se a renda que ela tem no momento perdurará tempo suficiente para que a dívida seja quitada. Se uma pessoa perde o emprego e não tem reservas suficientes para o pagamento de seus custos ela estará em sérios problemas financeiros e será muito difícil de pagar, o que pode levar uma pessoa à falência financeira.

            A proteção de um patrimônio deve ser lastreada com reservas financeiras, previamente preparadas para emergências e para o próprio crescimento patrimonial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário