segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Planejamento financeiro


1.1              Após a conclusão da elaboração do orçamento doméstico, geralmente utilizado para períodos de um mês, é importante que se analise os dados fornecidos por ele, e com base nisso, possa-se planejar para o futuro.

Pessoas têm sonhos que pretendem atingir, por isso, se faz necessário o planejamento de curto, médio e longo prazo. Para se conseguir atingir os objetivos é preciso antes a organização de orçamentos, em seguida é necessário que se estabeleça metas, objetivos a serem buscados. Pode ser uma viagem, a compra de um carro, o financiamento dos estudos dos filhos, a compra de um imóvel ou até mesmo a quitação de uma dívida.

Antes de tudo é necessário se ter disciplina para o atingimento desses objetivos. Depois é importante que se adéqüe a realidade de um orçamento ao cumprimento desses objetivos.

Se uma pessoa já tem todo o seu orçamento organizado e percebe que a cada mês a sobra de recursos financeiros é maior, então ela pode estabelecer objetivos para serem atingidos no curto, médio e longo prazo de forma inteligente.

Para o curto prazo ela pode estipular um valor de reserva para emergências, que pode ser equivalente ao montante gasto com suas despesas mensais em um total de seis meses de despesas a um ano. Porque assim, ela pode se preocupar menos em um possível desemprego, pois estará protegida contra isso por pelo menos esse período devido à sua reserva financeira.

Para o médio prazo, pode-se estabelecer uma meta de poupança que seja adequada ao orçamento sem comprometer o valor estipulado à poupança de emergência, como é o caso de uma viagem para visitar a família ou um curso de pós-graduação, que necessitará de um desembolso maior. O ideal é que não se misture com o local onde está sendo guardado o recurso de emergência.

No longo prazo é importante que se tenha em mente que o objetivo está longe, porém não pode ser esquecido. A disciplina tem que ser lembrada como combustível para o atingimento desse objetivo da mesma forma como os outros, de curto e médio prazo. Um objetivo de longo prazo pode ser o de se comprar a casa própria ou de garantir a aposentadoria em menor tempo, garantir uma boa renda no futuro, sem se preocupar com previdência pública. Esse dinheiro deve ser também separado das outras poupanças, deve ter uma boa taxa de rendimento livre de inflação para que o valor do dinheiro não seja consumido e que o prazo seja o mais breve possível. Deve ser também alocado em investimentos de menor risco, com boas projeções para o futuro.

Após estabelecidas as metas de poupança basta cumpri-las, ter disciplina para alcançar os objetivos e sempre revisá-las, para não deixar que despesas consumam o prazo de atingimento delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário