quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dica Educação Financeira


              A educação financeira se faz presente em todos os âmbitos de classes sociais, nas famílias ricas e famílias pobres, ambas possuem problemas de gerência de suas finanças, porém as ricas são mais eficientes e promovem cada vez mais o crescimento de suas riquezas, enquanto que as pobres promovem o crescimento de suas obrigações, suas dívidas.

1.1       Mente rica, vida rica.

A forma com a qual as pessoas ricas lidam com as finanças é que as diferencia das pessoas pobres. As pessoas ricas consideram o aumento de sua riqueza, de seus ativos, bens que fazem com que sua riqueza se multiplique a favor delas. As pessoas pobres priorizam na maioria dos casos o aumento de seus passivos, ou seja, de tudo aquilo que pode reduzir a sua riqueza.

Em contabilidade estuda-se a diferença entre ativos e passivos, que resume-se basicamente a direitos, e obrigações. A diferença entre um ativo e um passivo é justamente a de que o passivo são as fontes de obtenção de recursos, e os ativos são os bens e direitos que gerarão a renda para pagamento desses recursos. De uma forma gráfica pode-se verificar o funcionamento desse processo:

  Ativos:                             Passivos:
 Geram riquesas                 Fontes de financiamento, obrigações 

             Pessoas que priorizam o aumento dos ativos, podem se dar ao luxo de aumentar seus passivos. Porém o contrário é que as leva à derrota financeira, ao fracasso. As maiorias das pessoas priorizam o aumento do passivo, são pessoas que têm pressa em comprar carros financiados, comprar produtos de consumo não-duráveis, adquirir imóveis financiados por instituições financeiras, comprar equipamentos eletrônicos de última geração sem saber se vão poder honrar esses compromissos financeiros, que geralmente são muito caros, o que aumenta o risco de se ficar inadimplente.
            Algumas pessoas têm o costume de não se organizarem financeiramente para poder adquirir produtos por impulsos consumistas. Essas pessoas costumam usar empréstimos para pagar dívidas já existentes, e muitas vezes não conseguem pagá-la, o que pode criar uma bola-de-neve financeira. Com algumas atividades simples, como a confecção de orçamentos domésticos e o fiel cumprimento de metas estabelecidas podem resolver e facilitar a administração de recursos de qualquer pessoa. Especialistas sobre o assunto e algumas pessoas que aplicam esses métodos confirmam que esse é o melhor caminho para se atingir uma independência financeira, em que apenas os ativos adquiridos por uma pessoa fazem com que ela simplesmente não precise trabalhar para pagar suas obrigações constantes no passivo, porque os ativos geram mais ativos, aumentam cada vez mais a riqueza de uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário