quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O que é e pra que serve um orçamento


1.1                 Um orçamento é um resumo de como são utilizados os recursos financeiros em certo período de tempo. Pode-se encontrar diversas formas e tipos de orçamentos, como por exemplo, orçamentos domésticos, orçamentos empresariais, orçamentos de projetos, orçamentos tributários, etc.

Para se avaliar como andam as finanças de pessoas ou empresas, são utilizados orçamentos para uma melhor visualização das mesmas num período de tempo pré-determinado. Um orçamento permite que se conheça detalhadamente como são utilizados os recursos financeiros, e baseando-se nisso pode-se estabelecer metas de melhorias das finanças. Também estimula a construção de poupança, pois evidencia a presença de sobras de recursos, bem como seus montantes. Com base em um acompanhamento firme e rotineiro de um orçamento é possível verificar o desempenho ao longo do tempo de uma gestão financeira, identificando possíveis falhas e pontos favoráveis, sendo possível a melhoria contínua.

A maioria das pessoas tem dificuldades financeiras por não dominarem seus orçamentos domésticos, e assim não sabem onde e como gastam seu dinheiro. Passam a se endividar mais e com maior facilidade. Suas habilidades de poupança se perdem em meio a emaranhados de contas a pagar e despesas desnecessárias, muitas vezes concebidas por conta de maus costumes, desinformação e indisciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário